Apresentação e Histórico

Apresentação

O Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia tem como área de concentração Natureza e Produção do Espaço. Esta área de concentração ampara a busca em interpretar, a partir do pensamento geográfico – e de suas ferramentas – as configurações territoriais e socioambientais em diferentes escalas. Considera-se, neste pleito, o papel desempenhado por diferentes atores como os movimentos sociais, políticos e culturais que ocorrem e se desenvolvem o espaço geográfico.

O programa objetiva decisivamente contribuir para a formação de docentes, pesquisadores e recursos humanos especializados no campo de abrangência proposto e de áreas que desenvolvem a pesquisa territorial, enriquecendo a capacidade de investigação do território nacional e daí, possibilitar uma maior lucidez na intervenção do uso do território e na produção do espaço. Compreende o objetivo do programa a atuação de seus membros na pesquisa avançada e no magistério superior; na formação para desenvolver atividades de planejamento territorial e ambiental, junto a instituições governamentais e não governamentais; a criação de alternativas que fomentem novos modos de desenvolvimento nacional e regional baseando-se em visões integradas entre atores, setores, informações e ideias; o desenvolvimento de estudos que contemplem a relação unitária entre a sociedade e a natureza, observando as diferentes escalas e abordagens, primando pelo respeito à pluralidade de perspectivas teórico-metodológicas.

Oferecer subsídios à formação de uma consciência crítica, bem como ao desenvolvimento de uma prática social que, ao mesmo tempo em que questione o modelo de desenvolvimento implementado, ofereça elementos alternativos para uma sociedade mais justa a partir de um projeto que lhe dê sustentabilidade, resgatando a concepção de região enquanto forma de análise espacial que permita visualizar com coerência fenômenos ditados por ações universais e, ao mesmo tempo, particulares.

Histórico

O PPGEO/IESA/UFG foi criado em 1995, com o curso de Mestrado e, em 2007, com o nível de doutorado, ampliando a inserção do programa na comunidade acadêmica nacional e internacional. Esse fato se expressa, objetivamente, pelos crescentes intercâmbios e pela capilaridade da produção técnico-científica do corpo docente e discente.

A significativa ampliação do espaço físico do IESA, instituto onde o PPGEO está locado, potencializou o aumento da quantidade e qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão do programa, e fortaleceu os laboratórios desse instituto, dinamizando o programa como um todo.

Desde a última avaliação trienal da CAPES, em 2012, quando o curso recebeu o conceito 6 da CAPES, a sinergia entre coordenação, docentes e discentes atingiu um nível de adequação e eficiência adequadas à fase de ampla internacionalização, por meio de uma política estruturada e planejada de longo termo.

Em comparação com o triênio 2010/2012, o atual período de avaliação (quadriênio 2013/2016) apresenta significativa ampliação de ingressos, destacadamente para o doutorado, cujo número praticamente dobrou. No que diz respeito a defesas, o PPGEO manteve-se ainda com um bom número de defesas de mestrado e doutorado, sempre priorizando o cumprimento dos prazos regulares para conclusão destes processos, conforme observado a seguir.

ANO

INGRESSOS