Dissertações 2015

Ana Michelle Ferreira Tadeu dos Santos

Cana doce, trabalho amargo: o trabalho escravo na expansão territorial do agronegócio sucroenergético no estado de Goiás.

Arielle Elias Arantes

Fenologia da vegetação e a sua relação com a água e o carbono em ambientes de cerrado no Brasil: influências do uso e cobertura da terra no passado, presente e futuro.

Fernanda Rodrigues de Lima

Interpretação paleogeográfica de sítios arqueológicos em solos arenosos: o caso do sítio MT1 na bacia do médio rio Tocantins (TO).

Flávia Gabriela Domingos Silva

A escala cartográfica na ponta dos dedos: contribuição das maquetes táteis na construção da noção de proporção no espaço vivido.

Gabriel Elias Rodrigues de Souza

A cidade entre a poesia e o poeta: geografia e literatura em Goiânia: sonho e argamassa de Jesus Barros Boquady (1959).

Hugo Gabriel da Silva Mota

O livro didático mediando a construção do conhecimento na formação continuada do professor de geografia.

Isabella de Faria Bretas

A festa caçada da rainha no estado de Goiás: um diálogo entre lugar e identidade.

Ismael Donizete Cardoso de Moraes

A formação continuada do professor dos anos iniciais e o ensino de Geografia: o conceito de lugar em uma perspectiva do ensino desenvolvimental.

José Augusto Coelho Pimenta

Os riscos ambientais nos fundos de vale do Córrego Botafogo em Goiânia-GO: possibilidades de aprendizagem do conteúdo relevo no ensino médio.

Kátia Maria dos Santos

Um olhar transdisciplinar sobre a gestão sistêmica no município de Ceres – GO.

Leomar Rufino Alves Junior

Análise de produtos cartográficos obtidos com câmera digital não métrica acoplada a um veículo aéreo não tripulado em áreas urbanas e rurais no estado de Goiás.

Leovan Alves dos Santos

Ensinar geografia pela pesquisa: possibilidades de construção do pensamento espacial pelos alunos.

Maciel Pereira da Silva

Juventude estudantil e as representações sociais da escola e de seu vínculo com o trabalho: o caso do ensino médio na região administrativa do Gama-DF.

Magno Emerson Barbosa da Silva

Os meandros das concepções de ambiente no ensino de geografia: a perspectiva teórica conceitual do professor e do livro didático.

Marcelo dos Santos Marques

Humor como forma de cuidar: A transdisciplinaridade e as possibilidades de transformação na educação em saúde.

Marcos Piter Lopes

Mapas mentais e o ensino de geografia na EJA: desafios para as leituras cotidianas e sua relação com os conteúdos escolares.

Marcos Roberto Pereira Moura

A romaria de Santa Luzia: contribuições da fé para a construção de uma identidade territorial na comunidade de Santa Luzia – município de Porangatu/GO.

Nelton Moreira Souza

O ordenamento e desordenamento do território no município de Vila Boa-GO: a Usina Alda Participações e Agropecuária S/A e seus efeitos socioterritoriais.

Priscila Maia Barbosa

Avaliação da qualidade das águas superficiais e metodologia para determinação de bacias críticas em áreas do cerrado: exemplo da região das nascentes do rio Araguaia, GO.

Renatha Cândida da Cruz

A região noroeste de Goiânia: de grande bolsão de pobreza à nova classe trabalhadora.

Thalyta Lopes Rego

Chuvas e inundações em Goiânia: dinâmica atmosférica e áreas de risco.

Thiago Aires Silva

Mediações do professor na construção de conceitos geográficos por alunos com deficiência visual.

Wallas de Souza Castro

Migração dos meandros do baixo curso do rio Claro, Goiás: processos e fatores controladores.

Wesley da Silva Belizário

Análise geoquímica e ambiental das bacias hidrográficas dos córregos Almeida e Santa Rita em Aparecida de Goiânia/GO.