Dissertações 2015
Ana Michelle Ferreira Tadeu dos Santos
Cana doce, trabalho amargo: o trabalho escravo na expansão territorial do agronegócio sucroenergético no estado de Goiás.
Fenologia da vegetação e a sua relação com a água e o carbono em ambientes de cerrado no Brasil: influências do uso e cobertura da terra no passado, presente e futuro.
Interpretação paleogeográfica de sítios arqueológicos em solos arenosos: o caso do sítio MT1 na bacia do médio rio Tocantins (TO).
Flávia Gabriela Domingos Silva
A escala cartográfica na ponta dos dedos: contribuição das maquetes táteis na construção da noção de proporção no espaço vivido.
Gabriel Elias Rodrigues de Souza
A cidade entre a poesia e o poeta: geografia e literatura em Goiânia: sonho e argamassa de Jesus Barros Boquady (1959).
O livro didático mediando a construção do conhecimento na formação continuada do professor de geografia.
A festa caçada da rainha no estado de Goiás: um diálogo entre lugar e identidade.
Ismael Donizete Cardoso de Moraes
A formação continuada do professor dos anos iniciais e o ensino de Geografia: o conceito de lugar em uma perspectiva do ensino desenvolvimental.
Os riscos ambientais nos fundos de vale do Córrego Botafogo em Goiânia-GO: possibilidades de aprendizagem do conteúdo relevo no ensino médio.
Um olhar transdisciplinar sobre a gestão sistêmica no município de Ceres – GO.
Análise de produtos cartográficos obtidos com câmera digital não métrica acoplada a um veículo aéreo não tripulado em áreas urbanas e rurais no estado de Goiás.
Ensinar geografia pela pesquisa: possibilidades de construção do pensamento espacial pelos alunos.
Juventude estudantil e as representações sociais da escola e de seu vínculo com o trabalho: o caso do ensino médio na região administrativa do Gama-DF.
Magno Emerson Barbosa da Silva
Os meandros das concepções de ambiente no ensino de geografia: a perspectiva teórica conceitual do professor e do livro didático.
Humor como forma de cuidar: A transdisciplinaridade e as possibilidades de transformação na educação em saúde.
Mapas mentais e o ensino de geografia na EJA: desafios para as leituras cotidianas e sua relação com os conteúdos escolares.
A romaria de Santa Luzia: contribuições da fé para a construção de uma identidade territorial na comunidade de Santa Luzia – município de Porangatu/GO.
O ordenamento e desordenamento do território no município de Vila Boa-GO: a Usina Alda Participações e Agropecuária S/A e seus efeitos socioterritoriais.
Avaliação da qualidade das águas superficiais e metodologia para determinação de bacias críticas em áreas do cerrado: exemplo da região das nascentes do rio Araguaia, GO.
A região noroeste de Goiânia: de grande bolsão de pobreza à nova classe trabalhadora.
Chuvas e inundações em Goiânia: dinâmica atmosférica e áreas de risco.
Mediações do professor na construção de conceitos geográficos por alunos com deficiência visual.
Migração dos meandros do baixo curso do rio Claro, Goiás: processos e fatores controladores.
Análise geoquímica e ambiental das bacias hidrográficas dos córregos Almeida e Santa Rita em Aparecida de Goiânia/GO.