Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração
Desde 2013, o PPGeo tem como área de concentração "Natureza e Produção do Espaço", identidade acadêmica que permite acompanhar as tendências emergentes da Geografia e sua interlocução com outras ciências. Essa área de concentração estrutura-se em três grandes linhas de pesquisa, organizadas para abranger as principais vertentes da Geografia: Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica (AA) - planejamento e gestão ambiental; impactos ambientais e ecoturismo; e cartografia e geotecnologias aplicadas a estudos geográficos. Dinâmica Socioespacial (DS) - planejamento e gestão territorial; desenvolvimento socioeconômico; e estudos sobre espaços urbanos e rurais, turismo e cultura. Ensino-Aprendizagem de Geografia (EA) - ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos; formação de professores; cartografia escolar; e metodologias no ensino de Geografia e temáticas afins.
A estrutura curricular do PPGeo reflete essa organização, garantindo um equilíbrio entre formação teórica e metodológica, com disciplinas obrigatórias e eletivas, além de seminários e atividades complementares que favorecem a interdisciplinaridade e a integração entre as linhas de pesquisa.
O Bioma Cerrado se insere como um dos principais elementos identitários do PPGeo, refletindo-se tanto em sua produção acadêmica quanto na estrutura curricular e nos projetos de pesquisa e extensão. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e apresenta uma biodiversidade extremamente rica, além de ser um dos biomas mais ameaçados pelo avanço do agronegócio, pela fragmentação dos ecossistemas e pelas mudanças climáticas. Dada a localização estratégica do PPGeo no Estado de Goiás, em plena área core do Cerrado brasileiro, as pesquisas desenvolvidas no Programa são fortemente orientadas para a compreensão das dinâmicas ambientais, sociais e territoriais desse bioma. A proposta do PPGeo busca fornecer respostas acadêmicas e científicas para os desafios que o Cerrado enfrenta, contribuindo com análises geográficas que auxiliem no desenvolvimento de políticas públicas, gestão ambiental e planejamento territorial sustentável. Assim, as três linhas de pesquisa do PPGeo abordam diferentes aspectos do Cerrado, desde a análise ambiental e o uso de geotecnologias aplicadas à gestão do bioma, passando pelas dinâmicas socioespaciais das populações que habitam a região, até o ensino de Geografia com enfoque na valorização e preservação do Cerrado como tema de estudo e ensino.
As pesquisas desenvolvidas no Programa, tanto por docentes quanto por discentes (mestrado e doutorado), estão diretamente alinhadas com os objetivos do PPGeo e sua área de concentração. O Programa busca constantemente atualizar sua estrutura curricular e projetos acadêmicos para fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
O PPGeo também participa de redes acadêmicas e científicas, nacionais e internacionais, ampliando as possibilidades de cooperação técnica e científica. Além disso, os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa têm forte impacto regional, especialmente no Cerrado, contribuindo para a produção de conhecimento e soluções aplicadas a questões ambientais, sociais e territoriais.
Assim, ao longo de seus 30 anos de existência (1995-2025), o PPGeo tem se consolidado como um espaço de excelência na formação acadêmica e científica. A coerência entre sua proposta pedagógica, linhas de pesquisa e estrutura curricular reforça sua contribuição para o avanço da Geografia no Brasil e no mundo.
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica (AA) - os projetos dessa linha abrangem estudos sobre impactos ambientais, vulnerabilidades socioambientais e o uso de geotecnologias aplicadas à análise geográfica, distribuídos nos seguintes eixos temáticos: Cartografia de paisagens e turismo; Clima (emergência, resiliência, governança) e Geografia da Saúde; Cobertura e uso da terra: mapeamento, organização e dinâmica territorial; Gênese e evolução das paisagens tropicais; Geodiversidade, geoconservação, Unidades de Conservação e patrimônio geológico; Geomorfologia, geoecologia e relação solo/paisagem; Geoprocessamento e modelagem de dados espaciais; Geotecnologias aplicadas ao monitoramento de impactos ambientais;
Hidrossedimentologia, limnologia e análise de bacias hidrográficas; Impactos ambientais em paisagens do Cerrado; Mapeamento do uso e cobertura do solo por plataformas aéreas não tripuladas; Monitoramento biofísico ambiental; Mudanças de uso do solo e impactos ambientais; Processos na interface superfície-atmosfera; Variabilidade climática e vulnerabilidade socioeconômica e ambiental; e Monitoramento climático do Cerrado (implantado em 2022).
Linha de Pesquisa Dinâmica Socioespacial (DS) - essa linha investiga o planejamento territorial, desenvolvimento socioeconômico, espaços urbanos e rurais, turismo e cultura. Os projetos são distribuídos nos seguintes eixos temáticos: Agronegócio, questão agrária, campesinato e disputas territoriais; Espaço, sujeito e existência; Espaços rurais, turismo e cultura; Estudos urbanos (redes urbanas, regiões metropolitanas, ordenamento territorial, municípios, cidades pequenas e médias, distritos e aglomerados); Geografia e literatura, imaginário da cidade e memória urbana; Organização do espaço: população, indústria e comércio; Políticas públicas, agroecologia, movimentos sociais e desenvolvimento territorial; Produção do espaço urbano e políticas governamentais; Redes técnicas e produção do território; Teoria e metodologia da Geografia e história do pensamento geográfico; e Trabalho, meio ambiente e saúde: grandes empreendimentos e efeitos socioespaciais.
Linha de Pesquisa Ensino-Aprendizagem de Geografia (EA) - essa linha envolve pesquisas sobre a educação geográfica, metodologias de ensino e a formação de professores, distribuídas nos seguintes eixos temáticos: Formação inicial e continuada de professores em Geografia; Ensino de Geografia: fundamentos teórico-conceituais e epistemológicos; Currículo, políticas educacionais, produção de materiais didáticos e práticas docentes; Componentes físico-naturais no ensino de Geografia; Ensino de cidades, cidadania e Geografia; Cartografia escolar, linguagem e cartografia social; Metodologias inovadoras e conteúdos do ensino de Geografia; e Geografia, práticas educativas e diversidade cultural (estudos étnico-raciais e de gênero).