Projeto Político Pedagógico do Programa

Plano de Trabalho

De acordo com portaria SEI n. 22, de 19 de fevereiro de 2021, a comissão é composta por:

Celene Cunha Monteiro Antunes Barreira – representante docente da linha Dinâmica Socioespacial;

Karla Maria Silva de Faria – representante docente da linha Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica;

Lana de Souza Cavalcanti – representante docente da linha Ensino-Aprendizagem em Geografia;

Kamila Santos de Paula Rabelo – representante discente.

O plano de trabalho foi estruturado em 4 eixos centrais:

1. Definição de concepções e princípios
  2. Diagnóstico Situacional
  3. Elaboração do PPP
  4. Aprovação

1. Definição de concepções e princípios

A definição de concepções e princípios foi realizada nos meses de março a junho de 2021, em que houve levantamento e seleção de material que abordasse a temática Projeto Político Pedagógico, legislações que regulamentam e regulam a pós-graduação e documentos norteadores da UFG e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFG.  A documentação selecionada e discutida está apresentada conforme quadro a seguir.

Levantamento da documentação a ser lida:

DOCUMENTOS DA CAPES

CAPES. Ficha de avaliação dos Programas de Pós-Graduação, 2019.

CAPES. Requisitos para Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) – Área 36: Geografia, 2019.

CAPES. Documento de Área: Geografia, 2019.

CAPES. Ficha de Avaliação Geografia, 2019.

CAPES. Relatório Técnico da DAV – Educação Doutoral Reformas e Tendências, 2018.

DOCUMENTOS UFG

UFG. Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Goiás, 2016.

UFG. Estatuto da Universidade Federal de Goiás, 2016.

UFG. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG 2018-2022, 2018.

UFG. Regimento Geral da Universidade Federal de Goiás, 2015.

DOCUMENTOS IESA

IESA. Relatório Parcial Quadriênio - 2017/2020 ano referência 2019 – Programa De Pós-Graduação Em Geografia / IESA/UFG GESTÃO 2018/2020, 2018.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. A formação permanente dos professores na (re)construção do projeto pedagógico: possibilidades e desafios. In: Licenciaturas, escolas e conhecimento. FOSTER, M. M. dos S. e BROILO, C. L. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2008.

COSTA, Andréia de Cássia Gonçalves; STROZZI, Cristiane Resquiti Paulino; FORNO, Letícia Fleig Dal; SARTORI, Rejane; GODINA, Radu e MATOS, Florinda. Knowledge Management and the Political – Pedagogical Project in Brazilian Schools. Sustainability, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular (Cap. 8). In: Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática, 2015.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 29-52, mar. 2009.

SÁ. Ricardo Antunes de. O Projeto Político-Pedagógico da escola: diálogos com a complexidade. In: Didática e Formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto alegre: Sulina, 2013.

VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro, 2003.

VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Editora Papirus, 1994.

1. Diagnóstico Situacional

O diagnóstico situacional foi pensado tendo em vista avaliar o programa e levantar dados e concepções para a elaboração do Projeto Político Pedagógico e buscar concepções e propostas consensuadas. Neste sentido, estão sendo realizadas reuniões com os agentes envolvidos na pós-graduação (docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos). Nessas reuniões são apresentados dados de avaliações realizadas em anos anteriores e os aspectos que podem compor o PPP, a expectativa tem sido a de incitar o debate e levantar elementos para uma elaboração coletiva e colaborativa do documento.

Além das reuniões foram construídos questionários (de acordo com os elementos que compõem o PPP) e encaminhados aos discentes e egressos do Programa.  A proposta é realizar a tabulação e análise dos dados com o objetivo de orientar a elaboração do documento.

1. Elaboração do PPP

A partir das concepções consensuadas e dos dados coletados e analisados, iniciaremos a elaboração do PPP tendo em vistas as orientações encaminhadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação.

1. Aprovação

Após elaboração do documento, o mesmo será encaminhado para análise dos envolvidos na pós-graduação em geografia da UFG e na sequência encaminhado para debate e aprovação na CPG.

Cronograma de atividades

Etapa

Período de realização

Definição de concepções e princípios