Projeto Político Pedagógico do Programa
Plano de Trabalho
De acordo com portaria SEI n. 22, de 19 de fevereiro de 2021, a comissão é composta por:
Celene Cunha Monteiro Antunes Barreira – representante docente da linha Dinâmica Socioespacial;
Karla Maria Silva de Faria – representante docente da linha Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica;
Lana de Souza Cavalcanti – representante docente da linha Ensino-Aprendizagem em Geografia;
Kamila Santos de Paula Rabelo – representante discente.
O plano de trabalho foi estruturado em 4 eixos centrais:
- Definição de concepções e princípios
- Diagnóstico Situacional
- Elaboração do PPP
- Aprovação
- Definição de concepções e princípios
A definição de concepções e princípios foi realizada nos meses de março a junho de 2021, em que houve levantamento e seleção de material que abordasse a temática Projeto Político Pedagógico, legislações que regulamentam e regulam a pós-graduação e documentos norteadores da UFG e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFG. A documentação selecionada e discutida está apresentada conforme quadro a seguir.
Levantamento da documentação a ser lida: DOCUMENTOS DA CAPES CAPES. Ficha de avaliação dos Programas de Pós-Graduação, 2019. CAPES. Requisitos para Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) – Área 36: Geografia, 2019. CAPES. Documento de Área: Geografia, 2019. CAPES. Ficha de Avaliação Geografia, 2019. CAPES. Relatório Técnico da DAV – Educação Doutoral Reformas e Tendências, 2018.
DOCUMENTOS UFG UFG. Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Goiás, 2016. UFG. Estatuto da Universidade Federal de Goiás, 2016. UFG. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG 2018-2022, 2018. UFG. Regimento Geral da Universidade Federal de Goiás, 2015.
DOCUMENTOS IESA IESA. Relatório Parcial Quadriênio - 2017/2020 ano referência 2019 – Programa De Pós-Graduação Em Geografia / IESA/UFG GESTÃO 2018/2020, 2018.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. A formação permanente dos professores na (re)construção do projeto pedagógico: possibilidades e desafios. In: Licenciaturas, escolas e conhecimento. FOSTER, M. M. dos S. e BROILO, C. L. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2008. COSTA, Andréia de Cássia Gonçalves; STROZZI, Cristiane Resquiti Paulino; FORNO, Letícia Fleig Dal; SARTORI, Rejane; GODINA, Radu e MATOS, Florinda. Knowledge Management and the Political – Pedagogical Project in Brazilian Schools. Sustainability, 2021. LIBÂNEO, José Carlos. O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular (Cap. 8). In: Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática, 2015. PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 29-52, mar. 2009. SÁ. Ricardo Antunes de. O Projeto Político-Pedagógico da escola: diálogos com a complexidade. In: Didática e Formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto alegre: Sulina, 2013. VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro, 2003. VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Editora Papirus, 1994. |
- Diagnóstico Situacional
O diagnóstico situacional foi pensado tendo em vista avaliar o programa e levantar dados e concepções para a elaboração do Projeto Político Pedagógico e buscar concepções e propostas consensuadas. Neste sentido, estão sendo realizadas reuniões com os agentes envolvidos na pós-graduação (docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos). Nessas reuniões são apresentados dados de avaliações realizadas em anos anteriores e os aspectos que podem compor o PPP, a expectativa tem sido a de incitar o debate e levantar elementos para uma elaboração coletiva e colaborativa do documento.
Além das reuniões foram construídos questionários (de acordo com os elementos que compõem o PPP) e encaminhados aos discentes e egressos do Programa. A proposta é realizar a tabulação e análise dos dados com o objetivo de orientar a elaboração do documento.
- Elaboração do PPP
A partir das concepções consensuadas e dos dados coletados e analisados, iniciaremos a elaboração do PPP tendo em vistas as orientações encaminhadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação.
- Aprovação
Após elaboração do documento, o mesmo será encaminhado para análise dos envolvidos na pós-graduação em geografia da UFG e na sequência encaminhado para debate e aprovação na CPG.
Cronograma de atividades
Etapa |
Atividade |
Período de realização |
Definição de concepções e princípios |
Leitura dos textos teóricos, legislações e e documentos institucionais |
Março Abril Maio Junho |
Diagnóstico Situacional |
Elaboração de questionário para os ingressos e egressos |
Junho |
Aplicação de questionário com ingressos e egressos |
Agosto / setembro |
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Reuniões Extraordinárias com os docentes do Programa |
Agosto; 1ª: 19/08 2ª: 21/10 |
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Reunião Discentes do Programa |
20/08 09h |
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Reunião Egressos do Programa |
20/08 11h |
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Reunião com Técnicos Administrativos |
20/08 14h |
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Reunião com os docentes do Programa por linha de pesquisa |
Setembro |
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Elaboração do PPP |
Elaboração da minuta do PPP |
Setembro Outubro |
Aprovação |
Apresentação em reunião ordinária |
Dezembro |