O planejamento estratégico do PPGEO 2021/2024 (PE/PPGeo)
No quadriênio 2017-2020, o PPGeo organizou seu planejamento em duas fases, na qual a primeira, entre 2017-2020/1, visou aprimorar as ferramentas de caráter organizacional, com vistas a criar a cultura política de ações pautadas no planejamento, e a segunda fase, a partir de 2020/2, mais alinhada a proposta de planejamento estratégico feita pela CAPES e adotada pela PRPG/UFG. Destaca-se, ainda de início, que os impactos da Pandemia COVID-19 bloquearam as ações destinadas ao Planejamento Estratégico do segundo semestre de 2020, já que foi dada a atenção prioritária a reorganização do PPGeo para se adequar a novíssima realidade remota e também criar instrumentos de acompanhamento em atividades dos discentes (seja pesquisa, ensino ou extensão). Assim, as atividades da segunda fase ficaram suspensas até a retomada da PRPG/UFG em dezembro de 2020.
Na primeira fase, foram organizadas comissões de trabalho para 9 frentes de trabalho que atendessem a expectativa organizacional do PPGeo: (1) Comissão de autoavaliação e planejamento estratégico, (2) Comissão de avaliação de disciplinas e estrutura pedagógica, (3) Comissão de análise e avaliação dos projetos de pesquisa, (4) Comissão de avaliação dos projetos de extensão, (5) Comissão de diagnóstico de Egressos e (6) Comissão de avaliação de ações de inserção social, (7) Comissão de Internacionalização, (7) Comissão de acompanhamento de ações afirmativas, (8) Comissão Administrativa e (9) Comissão de bolsas e acompanhamento discente, sendo essas duas últimas com caráter regimental. Na segunda fase, com o a retomada das atividades do segundo semestre letivo de 2020, o PPGeo organizou-se para atender também a necessidade de implementar as diretrizes de seu Planejamento Estratégico, assim, foi criada, paralelamente, uma comissão específica para dar início a concepção do planejamento estratégico.
Para além da organização de comissões, o Planejamento Estratégico do PPGeo derivou da convergência dos princípios do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) 2018/2022 proposto pela Reitoria da UFG, exposto no item anterior e, daqueles do planejamento da PRPG e dos critérios de avaliação de nossa área (Geografia). Nessa proposta inicial, concebida desde dezembro de 2020, mês de início da realização dos workshops da PRPG para organizar o Planejamento Estratégico em seus PPGs, decidiu-se adotar os mesmos 6 eixos da PRPG para facilitar diálogo institucional vertical, a saber: (1) impacto e relevância econômica e social; (2) inovação e transferência de conhecimento; (3) o programa – projeto pedagógico; (4) produção do conhecimento; (5) internacionalização; e (6) autoavaliação e planejamento para desenvolvimento futuro.
Essa proposta, além de ter sido concebida com base na série de workshops realizados pela PRPG, foi pensada integradamente junto as comissões do programa para o quadriênio 2017-2020. Destaca-se que desde o início da concepção em dezembro/janeiro, até a redação do texto apresentado abaixo, estruturada em fevereiro/março, não foi possível avançar para a ampla discussão junto a discentes, docentes, técnicos, egressos e stackholders. Aqui se propõe a fazer uma consulta aos especialistas – modelo delphi – para alcançar uma convergência participativa junto ao corpo discente, egressos, docentes, técnicos, profissionais que trabalham com a área de concentração do PPGeo. Entrentato, o tempo hábil necessário para finalizar essa etapa, via consulta remota via questionário em linha, teria sido mais longo do que o prazo de finalização do relatório. Nessa consulta serão apresentados indicadores qualitativos e quantitativos para auxiliar na implementação futura do Ciclo PDCA, também conhecido por Ciclo de Deming e de Shewhat. Esse nome corresponde a quatro ações em cadeia: Planejar (plan), Fazer (do), Checar (check) e Agir (act). Esse modelo de planejamento estratégico adotado na Administração Pública permite entender todos os processos envolvidos na gestão pública, antecipando-se, assim, as consequências ao focar-se nas causas. O ciclo de gestão inicia-se ao (1) localizar questões, (2) estabelecer planos de ação, (3) conduzir a execução do plano, (4) verificar o andamento da meta, (5) tomar ação corretiva em caso de insucesso, e (6) padronizar e treinar no sucesso.
Conforme será apresentado na seção ‘Relação do Planejamento Estratégico da Instituição e Programa’ a seguir (1.3.2), a UFG tem objetivos e metas bem definidas para a pós-graduação stricto sensu em seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 dentre os quais foram identificados 21 objetivos e metas (OM) com um total de 115 ações que podem ser diretamente, ou indiretamente, aplicadas ao Planejamento Estratégico do PPGeo. Nesse sentido, a proposta do PPGeo não se furta a usar esses elementos, ao passo que também considera objetivos, metas e ações especificas a um programa de pós-graduação nas Ciências Humanas, em geral, e em Geografia, especificamente. A proposta aqui apresentada teve, desta maneira, a intensão de convergir todas as escalas de planejamento da CAPES/Geografia - 36, UFG/Reitoria, UFG/PRPG. E, naquilo que não houvesse definição em uma das propostas dessas esferas, outras entrariam na complementaridade, permitindo ter um planejamento integrado e multiescalar. Além desses documentos e reuniões, foram considerados também 12 dos 17 aspectos fundamentais para construção dos processos de avaliação da ficha de avaliação: (1) Equilibrar aspectos quantitativos e qualitativos, (4) Inserir o impacto econômico e social, (7) Estimular a inovação – formação para atender as demandas sociais e o impacto sobre o desenvolvimento; (8) Acompanhamento do Egresso com base em sua atuação profissional e produção, (9) Estímulo a geração de parcerias fora da universidade derivadas de pesquisas, teses e dissertações, (10) Familiarizar os PPGs com as 3 dimensões da ficha de avaliação, (11) Estimular a formação também para o setor acadêmico, (12) Apoio a iniciação científica e outras interações com a graduação, (13) Articular a pós-graduação com outros níveis de ensino, notadamente a educação básica, (14) Enfatizar a avaliação de egressos; (15) Desenvolver mecanismos para valorizar produções técnicas e científicas multi/interdisciplinares, (17) Estimular a internacionalização por meio de ações diversas, tais como oferta de disciplinas em outros idiomas e dupla titulação.
O Planejamento Estratégico foi agrupado em sete eixos: (I) Impacto e relevância econômica e social, (II) Inovação e transferência de conhecimento, (III) Ensino e Aprendizagem, (IV) Produção do Conhecimento, (V) Internacionalização, (VI) Interiorização e (VII) Governança social. Nesses eixos são apresentados objetivos, metas e ações que integrem os princípios das instituições citadas acima (CAPES/ Geografia – 36; UFG/Reitoria; UFG/PRPG; e UFG/PPGeo. Acrescenta-se que os objetivos e metas estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018/2022 da UFG foram considerados como propostas GLOBAIS (de caráter vertical descendente) e, complementarmente a elas, nosso Planejamento Estratégico definiu, inicialmente, seis Objetivos e Metas LOCAIS que, permitiram estabelecer os dois últimos eixos (VI e VII).