Dissertações 2023

 

ALISSON BARBOZA AZEVEDO

Por uma viagem literogeográfica: navegando com José Saramago n’O conto da ilha desconhecida

 

ANA PAULA FEITOSA CESAR

Ensinar a cidade com a linguagem cartográfica: contribuições e potencialidades para o desenvolvimento do pensamento geográfico

 

ANDERSON RODRIGUES SOBRINHO

 

CAROLINA MOREIRA VELOSO

Alfabetização e letramento cartográfico no ensino de geografia: uma análise da base nacional comum curricular e do documento curricular para Goiás ampliado para o trabalho docente

 

DAYANA LOUZADA PERES

Por amor às ruas: a natureza dos topônimos do distrito sede de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

 

EVANDRO LUIZ ANDRADE MORAIS JUNIOR

Pre-sença e cartografia existencial candomblecista: estudo de caso no terreiro Ilê Asé Omo Ayrá em águas lindas de Goiás-Go

 

GISELE BISPO DA SILVA

A influência das dolinas na vulnerabilidade do aquífero Urucuia, Chapadão Central - oeste da Bahia, Brasil

 

ISABELA RUCONSVE CARVALHO

O fascículo didático “Conhecendo os solos de Silvânia” como proposta para o ensino e popularização do conteúdo de solo

 

KARINNE DE PINA SILVA

 

MARIA ERCILIA LOUZADA

Uma leitura geográfica do documentário “Cartas para Angola”: sujeitos e paisagens

 

MARIANA BROCKES CAMPOS

A representatividade da mulher nos livros didáticos de geografia e documentos curriculares oficiais

 

MARLY EVANGELISTA DOS SANTOS

 

MATEUS ARAUJO BEZERRA GAMPER

Modelagem da perda de solos e suas relações com a estrutura fundiária na consolidação do agronegócio no cerrado setentrional

 

MAURICELIA CANDIDA DE BRITO

Mediação didática como fundamento para o ensino de cidade: a região da 44 como referência para ensinar geografia

 

VICTOR ALVES SANTOS

Ensinar e aprender pela geografia o conceito de lugar na cidade: contribuições da teoria desenvolvimental

 

VITOR PEREIRA CRUZ

Análise morfométrica e dinâmica de uso e cobertura da terra da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite: insumos para avaliação da infiltração e escoamento superficial

 

WANESSA SANTOS SILVA

O trabalho de campo no Parque Urbano Municipal Itatiaia-Goiânia/GO: contribuições do percurso metodológico de mediação didática como meta para construção do pensamento geográfico no ensino de geografia