Teses 2019
Espaço e Música: análise das práticas socioespaciais a partir do tecnobrega e melody na dinâmica urbana de Macapá- AP.
A influência das redes geográficas no atual estágio de desenvolvimento do município de Oiapoque – Amapá.
A dinâmica da paisagem no estado do Amapá: análise socioambiental para o eixo de influência das rodovias BR-156 e BR-210.
Análise hidro-pedológica com multisensores embarcados em aeronaves remotamente pilotadas para vertentes do cerrado mato-grossense.
Ensino de Geografia a partir da temática relevo: uma abordagem escalar, utilizando a metodologia de trabalho de campo para encaminhamentos didáticos no ensino médio.
Metrópole institucional e vivida em Palmas - TO (2012-2018).
Foi uma luta grande que nós tivemos aqui”: etnogênese e territorialidade do Quilombo do Rosa, Macapá/AP.
Música caipira de concerto: territorialidades e trajetórias da viola e violeiros no âmbito caipira.
A questão social e as transferências de renda: o programa bolsa família nos municípios goianos.
Eduardo Margarit Alfena do Carmo
Integração territorial competitiva do Amapá: o programa de aceleração do crescimento e os grandes projetos de desenvolvimento.
Influência das variáveis ambientais na qualidade das águas do reservatório da Usina Hidrelétrica da Ferreira Gomes – Amapá.
Fátima Sueli Oliveira dos Santos
Identidades territoriais nas comunidades afrodescendentes urbanas: do cerrado de goiás aos igarapés do Amapá.
Fernando Fernandes de Oliveira
Espaço, rede e corporação: evolução multifuncional do grupo Algar.
Flávia Gabriela Domingos Silva
O que os olhos não veem a linguagem esclarece: contribuição da mediação semiótica à elaboração do raciocínio geográfico pelo aluno com cegueira congênita.
Gabriela Nogueira Ferreira da Silva Beltrão
Abastecimento de água em espaços urbanos: políticas públicas e gestão na região metropolitana de Goiânia (1988-2018).
A vida ribeirinha no lugar: da degradação do rio Cuiabá à introdução das peixarias em São Gonçalo Beira Rio e Bonsucesso – MT.
Dinâmica do carbono em solos sob áreas de pastagens no bioma cerrado.
Áreas de preservação permanente como instrumento para conservação dos recursos hídricos: estudo de caso na região metropolitana de Goiânia, Goiás.
Ensino de geografia, discursos e o espaço cultural escolar: diferenças e identidades etnicorraciais e regionais em escolas públicas de Redenção, Pará.
Karoline Fernandes Siqueira Campos
Implicações territoriais da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari na comunidade tradicional do Iratapuru/AP.
Uma cartografia escolar do lugar e da identidade territorial quilombola em Salvaterra – PA.
Conflitos territoriais e identidade quilombola da comunidade do Ambé no Amapá.
Lívia Aparecida Pires de Mesquita
Saberes e fazeres de mulheres assentadas: relações de gênero e os processos de empoderamento no território do Vão do Paranã (go).
Manoel Osvanil Bezerra Bacelar
O agronegócio: a territorialização e a expansão das fronteiras do capital no Amapá.
A Erosão do Espaço Público: uma cartografia da desafetação das Áreas Públicas Municipais em Goiânia, entre 1954 a 2016.
Paulo Wendell Alves de Oliveira
Ser-tão romeiro: a memória hierofânica do catolicismo popular sertanejo e sua espacialização em Juazeiro do Norte – CE.
Efeitos socioespaciais do agronegócio canavieiro no sul goiano.
O mapa e a língua brasileira de sinais (LIBRAS): possibilidades da linguagem cartográfica para construção do pensamento geográfico dos alunos surdos na/da educação básica.
O índice de geodiversidade do estado de Goiás e Distrito Federal: uma avaliação sobre as unidades de conservação.
O Estado e o setor imobiliário - agentes da produção do espaço urbano desigual: a zona oeste de Macapá.
“Aqui tudo é do rio, se ele quer levar, deixa levar”: gênero, identidade e lugar das mulheres ribeirinhas em Nazaré, Porto Velho, Rondônia.
Cartografia de paisagem, de conservação de água e de potencialidade turística do vale equatorial quilombola do Matapi, no Amapá.
O lugar dos dados na análise da paisagem: o espaço rural goiano sob diferentes olhares, 1985-2017.
A escala geográfica e o pensamento geográfico: experiências com jovens escolares do ensino médio.
Dinâmica migratória dos haitianos para a região norte: o rito de passagem.